Abacate

Sobre a receita

Conheça um pouco mais sobre o abacate, fruto do abacateiro que tem um grande valor nutritivo.

Hoje falaremos sobre o abacate, uma fruta muito comum aqui no Brasil, e que possui muitas propriedades que trazem benefícios para a saúde. Pode ser consumida de diversas formas. Aqui no Brasil, é mais comum o seu consumo ao natural, ou fazendo vitaminas. Mas em outros países, como no México, por exemplo, o abacate é muito utilizado na culinária, para fazer patês e cremes, como o famoso guacamole. Saiba um pouco mais sobre esta fruta, que agrada a maioria dos paladares.

Classificação científica

Persea gratissima

 

  • Reino – Plantae
  • Classe – Angiosperms
  • Ordem – Laurales
  • Família – Lauraceae
  • Gênero – Persea
  • Espécie – P. americana

Descrição

O abacate é o fruto comestível do abacateiro (Persea americana), uma árvore da família Lauraceae. É uma planta nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada – incluindo nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira – e muito popular no Brasil. São muitas as casas que têm um pé de abacate no quintal.

São conhecidas mais de 500 variedades, de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. A parte comestível é a polpa verde-amarelado, de consistência mole, que envolve a grande semente. Tem mais de 30% de gorduras (extraída comercialmente da semente, como do mesocarpo do fruto e de aplicação cosmética), é rica em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas dentre as frutas. É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou como sobremesa, batido com leite e açúcar no Brasil, ou com açúcar e limão, em Moçambique.

O abacate é um fruto arrendondado ou piriforme, de peso médio de 500 a 1.500 gramas. Sua casca varia, em colorido, do verde ao vermelho-escuro, passando pelo pardo, violáceo ou negro. As suas duas principais variedades são a Strong (cor verde) e a Hass (cor roxa). A árvore, o abacateiro, atinge até 15 ou 20 metros de altura e cresce melhor em climas quentes. É uma excelente árvore para se fazer uma sombra no quintal.

Propriedades do Abacate

Saiba mais sobre o abacate

Além de ser muito saboroso, o abacate ainda faz bem à saúde. Por muito tempo, as pessoas tiveram um certo medo de consumir a fruta, pois ela possui muita gordura. Mas vários estudos já comprovaram que a gordura presente no abacate faz parte das chamadas “gorduras boas”, que não fazem mal ao organismo, desde que não seja consumida em excesso.

Como já foi dito, é uma das frutas que mais possui proteínas. E ainda possui diversos outros nutrientes. Um abacate pequeno, com 150 g de polpa (1 xícara aproximadamente), fornece 240 calorias, 22 g de gorduras, 13 g de carboidratos, 3 g de proteínas e 10 g de fibras. As vitaminas também são encontrados em abundância tais como, Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, Vitamina K, e Vitamina E. Além disso, os minerais, como o Cálcio, Ferro, Manganês, Potássio, Sódio, Fósforo e Zinco.

O ácido oleico presente no abacate ajuda na prevenção de alguns cânceres, como o de boca, de mama e de próstata. E consumindo abacate frequentemente, você ainda evita problemas do coração e dos olhos e ainda ajuda a reduzir as taxas de colesterol no sangue.

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar