Abacaxi

Sobre a receita

Conheça um pouco mais sobre o abacaxi ou ananás, uma fruta deliciosa. Saiba também quais são as suas propriedades e aprenda a fazer um suco saboroso e refrescante.

Para aprender a fazer deliciosos sucos e aprender quais são as propriedades de cada fruta, é importante conhecer sua história e suas características básicas. As frutas, assim como as plantas medicinais podem trazer grandes benefícios para a nossa saúde.

Hoje falaremos de uma fruta muito popular no Brasil, que pode ser consumida ao natural ou em forma de suco, o abacaxi.

Descrição

Abacaxi ou ananás é uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas, subfamília Bromelioideae. Os abacaxizeiros cultivados pertencem à espécie Ananas comosus, que compreende muitas variedades frutíferas. Há também várias espécies selvagens, pertencentes ao mesmo gênero e grupo.

Apesar de apreciadíssimo pela maioria das pessoas, na gíria brasileira abacaxi significa ‘algo que não dá bom resultado, coisa embrulhada ou que não presta’. Este fato provavelmente se deve a seu visual espinhoso e ressequido.

História

O abacaxi já era cultivado pelos indígenas em extensas regiões do Novo Mundo, antes do descobrimento. Origina-se da América tropical e subtropical, ao que parece do sul do Brasil. Provavelmente, as atuais variedades cultivadas descendem de abacaxizeiros selvagens ali existentes. Não se sabe, todavia, quando, onde e como essa domesticação se verificou, mas, a 4 de novembro de 1493, Colombo e seus marinheiros descobriram o abacaxizeiro em Guadalupe, nas Pequenas Antilhas.

Classificação científica

O nome científico do abacaxi é Ananas comosus. Veja a sua classificação:

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Liliopsida
  • Subclasse – Commelinidae
  • Ordem – Poales
  • Família – Bromeliaceae
  • Subfamília – Bromelioideae
  • Género – Ananas

E não podíamos terminar esse artigo sem deixar uma deliciosa receita de suco de abacaxi, que é uma excelente opção para se refrescar nos dias quentes:

Ingredientes

Suco de Abacaxi

Suco de Abacaxi

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 4 rodelas de abacaxi
  • 1 litro de água
  • Açúcar e gelo a gosto

Modo de Preparo

Depois de descascar e picar o abacaxi, bata todos os ingredientes no liquidificador. Depois peneire para tirar os fiapos do abacaxi, adoce e sirva com cubos de gelo.

Dica: Se você gostar, pode acrescentar algumas folhinhas de hortelã para que o suco fique ainda mais saboroso e refrescante. A hortelã ainda potencializa as propriedades do abacaxi, sendo uma combinação perfeita para deixar a saúde bem cuidada sempre.

Propriedades do Abacaxi

Esta fruta pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde. Devido à presença de antioxidantes, o abacaxi ajuda a controlar o colesterol e eliminar as gorduras, auxiliando no processo de emagrecimento.

O abacaxi é uma fruta muito rica em vitamina C, que evita as gripes e resfriados. As vitaminas A e B1 também estão presentes e atuam na prevenção das gripes também.

Consumindo abacaxi com frequência, você deixa seu sistema imunológico mais forte, evitando assim, muitas doenças. Esse reforço imunológico se deve à presença de muitos sais minerais como fósforo, ferro, cálcio, etc.

A fruta é também considerada diurética, o que ajuda a eliminar toxinas do corpo. E para completar, é uma fruta super light, 100g da fruta contém apenas 52 calorias. É importante não exagerar no açúcar colocado no suco. De preferência, tome o suco sem adoçar.

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar