Açaí

Sobre a receita

Conheça um pouco mais sobre a fruta açaí, suas origens, benefícios, propriedades etc. Veja também o que pode causar o excesso dessa fruta na alimentação.

Fruta típica da região Norte do país, o açaí conquistou todo o Brasil, conhecido por ser uma excelente fonte de energia. Nos estados da Amazônia, Pará, Acre, Amapá, etc., esta fruta é consumida de várias formas, como em uma mistura com farinha de mandioca ou tapioca, por exemplo. Há também quem faça um pirão de açaí, para comer junto com peixes ou camarão.

Na forma doce, esta fruta pode ser consumida como geleia, creme ou suco. Estas formas de consumo foram levadas para as outras regiões do país, e hoje o açaí pode ser encontrado em todo o território brasileiro.

Classificação CientíficaAçaí

Euterpe oleracea

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Liliopsida
  • Ordem – Arecales
  • Família – Arecaceae
  • Género – Euterpe
  • Espécie – E. oleracea

Descrição do Açaí

Açaí é o fruto bacáceo roxo que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea. É uma espécie nativa das várzeas da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia e Acre), assim como em Trinidad e Tobago e nas bacias do Pacífico na Colômbia e no Equador. A Festa da Juçara do Maranhão refere-se ao açaí.

O açaí é um alimento muito importante na dieta dos habitantes do Pará, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa.

Benefícios do Açaí Para a Saúde

Esta frutinha escura e pequenina pode ter grande importância na saúde, se for utilizada da forma adequada. Para começar, o consumo do açaí pode reduzir o risco de se ter um câncer, já que contem antocianinas, um tipo de antioxidante. Os antioxidantes lutam contra os radicais livres, protegendo o corpo também de derrames e doenças cardíacas. Além disso, eles fortalecem o sistema imunológico.

No combate ao colesterol alto, o açaí tem uma função importante, por conter a famosa “gordura boa”. Essa gordura presente no açaí ajuda a baixar os níveis do mau colesterol. Além disso, ele evita o endurecimento das artérias do coração, mantendo-o saudável e em bom funcionamento.

O açaí também é um excelente anti-inflamatório, podendo ajudar com os sintomas de doenças devido à inflamação crônica, como asma e doenças auto-imunes.

Outra doença que o açaí ajuda a prevenir é a osteoporose. Afinal de contas, é um alimento rico em cálcio e potássio. Ainda tem o ferro, que previne e combate a anemia, mais o fósforo, além de outros minerais.

Consumo em Excesso do Açaí

Como tudo na vida em excesso faz mal, o açaí não é exceção. Apesar de tantos benefícios para a saúde, esta frutinha é bem rica em carboidratos, que em excesso podem engordar e até causar diabetes. Portanto, se você deseja emagrecer, poderá incluir o açaí na alimentação, aliado a exercícios físicos regulares. Mas o adequado é que não passe de um pequeno pote por dia. Além disso, o açaí comercializado, na maioria das vezes, é adoçado com xarope de guaraná, o que aumenta ainda mais a quantidade de carboidratos.

Então é só saber dosar a quantidade para que esta frutinha faça parte de uma dieta saudável e nutritiva.

Procure por mais bebidas e receitas


2 Comentários em “Açaí”

  1. Marciel Pina disse em 04/09/2012 às 17:47:

    COMO O MEU PARÁ É RICO

  2. Driele Sousa disse em 14/11/2012 às 21:50:

    huuuum, tudo com açaí fica mais gostoso!!

Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar