Banana – Uma Fruta Completa

Sobre a receita

Conheça um pouco mais sobre a banana, um dos alimentos mais produzidos e consumidos no mundo.

A banana é uma pseudobaga da bananeira, uma planta herbácea vivaz acaule da família Musaceae (género Musa – além do género Ensete, que produz as chamadas “falsas bananas”).

É uma fruta tropical de cor verde, quando imatura, chegando a amarela (na maioria das espécies) ou vermelha (em poucas espécies), quando madura. Seu formato é alongado, podendo contudo variar muito na sua forma conforme as variedades e a forma de cultivo. O mesmo acontece com a polpa, que pode ser mole ou dura, doce ou acre. Depois de cortadas escurecem facilmente devido à oxidação em contato com o ar. A banana é um fruto partenocárpico, tal como o abacaxi, pois pode formar-se sem fecundação prévia. É por isso que não possui sementes.

A espécie Musa balbisiana, vendida no mercado indonésio, contém excepcionalmente sementes, e é considerada uma das espécies ancestrais das atuais variedades híbridas geralmente consumidas.

Existem diversas espécies de bananas. No Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maçã.

Saiba mais sobre a banana, uma fruta completa

Saiba mais sobre a banana, uma fruta completa

Classificação Científica

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Liliopsida
  • Ordem – Zingiberales
  • Família – Musaceae
  • Gênero – Musa

Uma Fruta Completa

Certa vez ouvi de uma nutricionista que a banana é a fruta mais completa que existe. Comendo uma banana pelo menos, diariamente, você evita diversas doenças e nutre o seu corpo de uma forma incrível. Exatamente por isso, ela é hoje uma das frutas mais consumidas no mundo. Aqui no Brasil, outro fator que ajuda no seu grande consumo é o seu preço, bem acessível a quase todas as classes sociais.

Cada 100 gramas da fruta fornece cerca de 90 calorias, o que gera energia para o corpo. É uma das principais fontes de hidratos de carbono e de açúcar. A banana também é rica em fibras dietéticas e contém uma pequena quantidade de gordura e de proteína. Além das vitaminas e minerais, como a Vitamina A, Vitamina C, Vitamina B, Ferro, Magnésio, Potássio, Manganês, Zinco e Fluoreto.

O Potássio é o mineral mais abundante na banana, chegando a 500 mg por unidade. Ele é essencial para manter o equilíbrio entre sódio e potássio no organismo. A ingestão dessa fruta ajuda a eliminar o sódio consumido em outros alimentos, reduzindo assim a pressão arterial.

Na digestão, a banana atua através das fibras dietéticas, que ajudam o intestino a funcionar normalmente. Pessoas com intestino preso podem reduzir os sintomas comendo uma banana todos os dias.

Por ser rica em frutooligossacarídeos, a banana ajuda na absorção do cálcio e magnésio pelo organismo, que são essenciais para a saúde dos ossos. A fruta consumida ainda verde atua mais ainda na melhoria da densidade óssea. Bananas verdes são muito utilizadas na culinária e também são consumidas fritas.

Outro benefício do consumo diário de banana é a melhora da visão. Por conter alfa e beta-caroteno e Vitamina A, ela protege a retina do olho, evitando a degeneração macular proveniente da idade.

Na depressão ala atua através do potássio, que reduz o estresse e do triptofano, que é convertido em serotonina. A serotonina atua como um relaxante e, assim, relaxa a mente de uma pessoa e melhora o humor.

Vitamina de Banana com Coco

Aproveite os benefícios da banana para fazer uma deliciosa vitamina!

Vitamina de Banana

Uma maneira muito gostosa de consumir a banana é fazendo uma deliciosa vitamina. Para fazer esta bebida você vai precisar de:

  • 3 bananas;
  • 500 ml de leite;
  • Açúcar a gosto.

Basta bater tudo no liquidificador por 15 segundos e servir em seguida. Se quiser, pode acrescentar umas pedras de gelo para deixar a vitamina geladinha. Beba assim que ficar pronta, pois se ficar exposta ela oxida, ficando com uma cor escura.

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar