Cereja

Sobre a receita

Saiba um pouco mais sobre a cereja, fruta ácida e doce apreciada por muitos. Veja os benefícios que esta fruta trás para a saúde e aprenda a fazer um delicioso suco.

A cereja não é uma fruta muito comum no Brasil, se comparada a outras frutas mais populares. Normalmente, a vemos em doces, caldas para sorvetes, ou como enfeite de bolos e tortas.

Mas a cereja pode ser consumida ao natural, e também serve como ingredientes de muitas receitas. Além disso, essa frutinha tem alguns benefícios para a saúde. Saiba um pouco mais sobre a cereja!

Classificação científica

Prunus cerasus – Cereja Ácida

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Magnoliopsida
  • Ordem – Rosales
  • Família – Rosaceae
  • Subfamília – Prunoideae
  • Género – Prunus
  • Subgénero – Cerasus
  • Espécie – P. cerasus

Descrição

As cerejas são frutos pequenos e arredondados provenientes da cerejeira que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida ou ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino.

O cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com invernos frios e chuvas.

Benefícios da Cereja

Saiba mais sobre as cerejas!

As cerejas contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Elas também são ricas em antocianinas, que combatem os radicais livres e por isso conferem ação anti inflamatória à fruta. As antocianinas também melhoram as funções do cérebro, dando mais energia e melhorando a memória.

O consumo constante de cerejas também combate a artrite, e ainda diminui as chances de doenças relacionadas ao coração, pois elimina as gorduras e reduz a taxa de colesterol no sangue.

Um antioxidante chamado cianidina também é encontrado em grandes quantidades nas cerejas, e ele é responsável por eliminar os radicais livres, que podem causar o câncer. Além disso, esse antioxidante promove a diferenciação celular, um processo importante na luta do organismo contra as células cancerosas.

Os beta-caroteno, presentes em mirtilos ou morangos, estão presentes 19 vezes mais nas cerejas. E quem tem dificuldades para dormir também pode apostar nas cerejas, que contêm melatonina, um hormônio que regula os ciclos de sono do corpo.

Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.

Para aproveitar todos esses benefícios para a saúde, você pode consumir a fruta ao natural, utilizá-la em receitas, ou pode fazer um delicioso suco. Veja a receita!

Suco de Cereja

Ingredientes

  • 2 xícaras de cerejas médias
  • 250 ml de água

Modo de Preparo

Primeiramente, lave bem as frutas. Depois retire as sementes das cerejas, cortando-as ao meio. Então, basta colocá-las em um liquidificador, juntamente com a água e bater rapidamente. O suco já está pronto para ser tomado! Se quiser, pode adicionar pedras de gela para que fique bem geladinho. Usar água gelada para a receita também é uma boa opção. Não é preciso adoçar.

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar