Framboesa

Sobre a receita

Apesar de pequena, a framboesa é maravilhosa, saiba mais a respeito dessa fruta que pode ajudar até no emagrecimento.

Hoje falaremos sobre uma fruta que não é muito consumida aqui no Brasil, mas está presente em todos os alimentos com sabor de frutas vermelhas. Ela é uma dessas frutas, de sabor bastante adocicado e que é muito usada para fazer tortas nos países da América do Norte. É a framboesa, que além de muito saborosa, podendo ser usada para diversas receitas, inclusive deliciosos sucos, ainda tem muitas propriedades medicinais, que veremos logo abaixo.

Classificação Científica

Framboesa

A framboesa se parece muito com a amora

Veja a classificação dessa frutinha, de nome científico Rubus idaeus:

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Magnoliopsida
  • Ordem – Rosales
  • Família – Rosaceae
  • Género – Rubus
  • Espécie – R. idaeus

Descrição da Planta

A Framboesa (Rubus idaeus) é frequentemente confundida com a amora (Morus sp), fruta muito comum no Brasil. Seu sabor suave e adocicado é utilizado para diversas finalidades, como o preparo de sucos, tortas, bolos, doces e geleias. Muitos produtos industrializados têm sabor artificial de framboesa.

Diferente da amora, a framboesa possui um fruto oco e, além disso, seu cultivo é mais delicado. É necessário que a planta seja submetida a pelo menos 700 horas por ano a temperatura inferior a 7 °C, por isso não é comum aqui no Brasil, que é um país tropical.

A framboesa também se caracteriza por ser um pouco mais rasteira que a amora. Mesmo assim, não se recomenda a formação de parreiras, já que ela só produz nas extremidades do ramo. Deixá-la crescer no canteiro, desde que obedecidas as indicações de poda e desbaste, é a melhor solução para se obterem mais frutos. Outra recomendação importante para manter regular a produção é não deixar mais de 5 a 7 hastes por planta. Desse modo, conseguem-se frutos de maior tamanho.

Propriedades Medicinais da Framboesa

A framboesa é uma fruta saborosa e que pode ser usada em muitas receitas. Ela ainda pode trazer muitos benefícios para a saúde. Contém muitas vitaminas, antioxidantes e fibras. De todos os frutos conhecidos, a framboesa é a que contém maior quantidade de fibras e antioxidantes.

As vitaminas fortalecem o sistema imunológico, evitando diversas doenças, especialmente os problemas respiratórios. Já os antioxidantes são essenciais para evitar o envelhecimento precoce das células, prevenindo o câncer e deixando a pele mais jovem e bonita. As fibras fazem com que o intestino funcione melhor, eliminando toxinas e até mesmo a gordura acumulada no corpo.

Para quem deseja perder peso, a framboesa é uma excelente aliada, pois ela dá saciedade, além de retardar o processo digestivo, de modo que você vai se sentir cheio por mais tempo. Ela ainda ajuda a acelerar o metabolismo, fazendo com a queima de calorias seja mais rápida.

A framboesa também é usada na fabricação de diversos cosméticos para a pele, pois evita as rugas e deixa a pele mais jovem e sempre bonita e hidratada. Ela também é ingrediente principal de muitas máscaras faciais caseiras.

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar