Goiaba

Sobre a receita

Goiaba, essa fruta muito comum no Brasil, é muito utilizada em doces, também dá ótimo sucos, saiba mais sobre seus benefícios pára a saúde!

Hoje falaremos sobre a goiaba, uma fruta muito conhecida em nosso país. Veja a sua descrição, classificação científica e os benefícios que ela trás para a saúde.

Descrição

Goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae. O fruto é constituído de uma baga, carnoso, casca verde, amarelada ou roxa, com superfície irregular, cerca de 8 centímetros de diâmetro. Em seu interior há uma polpa rosada, branca ou dourada, contendo dezenas de pequenas sementes duras, mas que podem ser ingeridas sem problemas. Somente as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas. Existem duas variedades: a branca, de casca esverdeada e interior amarelo-esverdeado pálido e a vermelha, de casca amarelada e interior rosado.

A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, mas sobretudo para pessoas com restrições à acidez deste último.

Essa fonte de saúde é utilizada em diferentes produtos derivados, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces. Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

De um modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser comida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.

Classificação Científica

Saiba mais sobre a goiaba

Saiba mais sobre a goiaba

Psidium guajava

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Magnoliopsida
  • Ordem – Myrtales
  • Família – Myrtaceae
  • Género – Psidium
  • Espécie – P. guajava

Benefícios da Goiaba para a Saúde

A goiaba é uma fruta tropical, por isso muito fácil de se encontrar no Brasil. Ela tem uma enorme quantidade de vitamina C, o que fortalece o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados. É também rica em antioxidantes, que evitam a oxidação das células através dos radicais livres. Isto significa que a goiaba previne o envelhecimento precoce, prevenindo também algumas doenças, como o câncer.

A fruta atua também na redução da pressão arterial, pois é rica em potássio, que controla a quantidade de sódio no organismo. É também uma excelente aliada das pessoas com anemia, pois a ingestão dessa fruta aumenta a produção de sangue, além de ajudar na absorção do ferro de outros alimentos, devido à grande quantidade de vitamina C.

Muito rica em fibras, também auxilia no combate à diabetes, pois as fibras alimentares ajudam a eliminar o açúcar no organismo, evitando também a constipação do intestino. Além disso, a goiaba ainda é rica em vitamina A, que fortalece a saúde dos olhos e da pele, evitando problemas oftalmológicos, o envelhecimento da pele e também problemas com acne.

Além de se consumida ao natural, a goiaba pode ser utilizada para fazer sucos e vitaminas. Veja aqui uma receita deliciosa!

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar