Saiba Mais Sobre a Laranja

Sobre a receita

Leia mais sobre a laranja, um dos frutos mais populares e saboreados no mundo. Pode ser consumida ao natural e também em forma de suco. Veja algumas dicas e saiba quais são os seus benefícios para a saúde.

Esta fruta típica de climas tropicais é muito consumida pelos brasileiros, especialmente em forma de suco. Basta dar uma volta pela cidade que você mora e perguntar nas lanchonetes qual é a bebida mais vendida. A maioria vai falar que é o suco de laranja. E fora o suco, a fruta também é muito consumida na sua forma natural, basta descascar e espremer o caldo direto na boca. As crianças adoram, e fazem aquela bagunça!

A laranja é o fruto produzido pela laranjeira (Citrus x sinensis), uma árvore da família Rutaceae. É um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina.

O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidas, embora possam ser usadas em algumas receitas. A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. A camada branca entre a casca e as gomas, de dimensão variável, raramente é utilizada, apesar de ter um sabor levemente doce. É recomendada para “quebrar” o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto.

Classificação científica

A laranja é uma das frutas mais consumidas no Brasil

A laranja é uma das frutas mais consumidas no Brasil

Citrus x sinensis

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Magnoliopsida
  • Ordem – Sapindales
  • Família – Rutaceae
  • Género – Citrus
  • Espécie – C. x sinensis

Propriedades da laranja

Como já dissemos várias vezes, a maioria das plantas tem alguma propriedade medicinal. Elas ajudam a evitar e/ou tratar algumas doenças. E a laranja não é diferente! Ela é cheia de benefícios para a saúde. Sua maior propriedade é a alta concentração de Vitamina C. Esta vitamina fortalece o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados. Por isso, é muito apropriado oferecer suco de laranja ou a laranja ao natural para as crianças, que normalmente têm um sistema imune mais fragilizado.

Além desta vitamina, a fruta também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectina e flavonoides, que aumentam o seu valor nutritivo.

A presença de antioxidantes previne o aparecimento de câncer, especialmente o câncer de boca do estômago. A fruta tem também ação anti-inflamatória e evita coágulos no sangue. Essa propriedade evita inflamações nas veias e artérias.

Consumindo apenas uma laranja por dia, prevenimos a hipertensão (pressão arterial elevada), o colesterol alto (mau colesterol – LDL), problemas digestivos, assim como o excesso de acidez no organismo. Diminui o risco de derrame e previne gripes e resfriados, como já foi dito.

A presença de fibras na laranja ajuda também a regular as funções do intestino, além de auxiliar no processo digestivo.

 

Dicas para o suco

Suco de Laranja

Suco de Laranja

Fazer o suco da laranja é muito simples, basta espremer a fruta em um recipiente, retirando todo o caldo. Depois é só coar para retirar as sementes, e está pronto para beber!

Mas para aproveitar mais ainda as propriedades dessa fruta, o melhor é batê-la no liquidificador ou em um processador, juntamente com o bagaço, pois nele está uma grande concentração de nutrientes. É no bagaço também que encontramos a maior parte das fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino. A parte branca da laranja, compreendida entre a polpa e a casca, também pode ser aproveitada no suco. Esta parte ajuda a prevenir cáries e inflamações na gengiva. Além disso, é excelente para quem deseja perder peso, pois aumenta o volume dos alimentos no estômago, dando sensação de saciedade.

As cascas da laranja ainda pode ser aproveitadas para se fazer um delicioso bolo!

 

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar