Maracujá

Sobre a receita

Considerado um calmante, o maracujá é uma fruta tipicamente brasileira e muito saborosa. Conheça suas propriedades medicinais.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esta fruta tão comum aqui no Brasil, o maracujá.

Descrição

O maracujá (do tupi mara kuya, “fruto que se serve” ou “alimento na cuia”) é um fruto produzido pelas plantas do gênero Passiflora (essencialmente da espécie Passiflora edulis) da família Passifloraceae. O nome da árvore é também conhecido como Maracujazeiro.

É espontâneo nas zonas tropicais e subtropicais da América, por isso é tão comum vermos o pé de maracujá em vários lugares do Brasil, assim como é comum encontrar a fruta para venda, e com preço bem em conta.

Cultivada também pela sua flor ornamental (tal como as outras espécies do mesmo género botânico), a Passiflora edulis é cultivada com fins comerciais, devido ao fruto, no Caribe, no sul da Florida e no Brasil, que é o maior produtor mundial de maracujá. O maracujá de uso comercial é redondo ou ovóide, amarelo ou púrpura-escuro quando está maduro, e tem uma grande quantidade de sementes no seu interior, que normalmente é ingerida junto com a polpa, quando se come a fruta ao natural.

O fruto é utilizado especialmente para produzir suco ou polpa de maracujá, às vezes misturada a suco de outros frutos, como a laranja, por exemplo. Acredita-se que o fruto possua propriedades calmantes.

Classificação científica do maracujá

Passiflora edulis

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Magnoliopsida
  • Ordem – Malpighiales
  • Família – Passifloraceae
  • Gênero – Passiflora
  • Espécie – P. edulis

Propriedades medicinais do maracujá

Além da propriedade calmante, que já foi dita acima, o maracujá possui muitas outras propriedades medicinais, que podem ser muito benéficas para a saúde.

Maracujá

Maracujá

Primeiramente, vamos falar do seu potencial calmante, que pode ajudar pessoas com problemas de ansiedade e insônia, além de melhorar o nervosismo e estresse do dia-a-dia. Isso acontece porque o maracujá é capaz de relaxar o sistema nervoso e induzir o sono.

Outro grande benefício para a saúde é a capacidade de prevenção contra o câncer. Por conter uma grande quantidade de antioxidantes, ele elimina os radicais livres, um dos principais causadores dos tumores. Esses antioxidantes estão presentes na Vitamina C, encontrada em grandes quantidades na fruta. Além de prevenir contra o câncer, a Vitamina C ainda previne contra gripes e resfriados.

A alta concentração de potássio ajuda a equilibrar a quantidade de sódio no corpo. Esse controle do sódio é essencial para evitar a pressão alta. Por isso, podemos dizer que o consumo de maracujá com frequência ajuda a evitar a hipertensão.

O consumo frequente do maracujá também ajuda a melhorar a saúde dos olhos. Problemas de visão são causados por falta de vitaminas, entre elas A e C, presentes em grandes quantidades na fruta.

Para quem tem anemia, o maracujá também é de grande valia, pois contém cerca de 20% da quantidade de ferro recomendada para o corpo diariamente. E além do ferro, ainda contém vitamina C, que ajuda na absorção do nutriente.

E para completar, o maracujá ainda é rico em fibras, que auxiliam na digestão dos alimentos, evitando problemas estomacais, como azia e má digestão.

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar