Melão

Sobre a receita

Fruta refrescante, o melão também faz bem à saúde. Conheça mais sobre esta fruta e aprenda a fazer um delicioso suco refrescante.

Hoje falaremos de uma fruta bastante consumida entre os brasileiros, o melão. Esta fruta pode ser consumida em pedaços ao natural, em saladas de frutas, em sucos e em doces e compotas. Vamos aprender um pouco mais sobre o melão, saber da sua origem e ver quais são as suas propriedades medicinais.

Classificação Científica do Melão

Melão

O melão é uma fruta saborosa e muito nutritiva

Cucumis melo

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Magnoliopsida
  • Ordem – Cucurbitales
  • Família – Cucurbitaceae
  • Género – Cucumis
  • Espécie – C. melo

Descrição

O melão, de nome científico Cucumis melo L., é uma fruta provavelmente nativa do Oriente Médio. Existem inúmeras variedades cultivadas em regiões semi-áridas de todo o mundo, todas apresentando frutos mais ou menos esféricos, com casca espessa e polpa carnosa e suculenta, com muitas sementes achatadas no centro. A cor e a textura da casca, bem como a cor e o sabor de sua polpa, variam de acordo com o cultivar. É mais comum vermos melões com a casa amarela bem forte, e a polpa de cor esbranquiçada, como na foto ao lado, com um sabor adocicado.

A abundância de água em seu interior e o sabor suave tornam o melão uma fruta muito apreciada na forma de refrescos. Suas sementes, tostadas e salgadas, também podem ser consumidas. É uma ótima fruta para oferecer às crianças. Consumir frutas ricas em água é essencial para uma boa hidratação. O melão é bastante refrescante e por esse motivo indicado para os meses de calor.

Propriedades do Melão

Além de ser uma fruta saborosa e refrescante, como vimos acima, o melão ainda é cheio de propriedades que trazem benefícios para a nossa saúde. Contém quantidades razoáveis de Cálcio, Fósforo e Ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Além de contribuir na formação dos ossos, o melão também os protege, evitando a osteoporose. Tem também vitamina A que protege a visão, evitando várias doenças relacionadas aos olhos, vitamina C, que age contra infecções e fortalece o sistema imunológico, e Niacina, que combate problemas de pele, além de adiar o envelhecimento.

Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas.

Como Escolher um Bom Melão

Se você não está acostumado a comprar melões, mas ficou com vontade, só de ver como ele é saboroso e nutritivo, preste atenção nas nossas dicas para escolher um bom melão no sacolão.

Na verdade, escolher um bom melão é bem fácil. Basta observar se ele não está ficando mole e sem coloração. Essa fruta deve ser comida ainda quando a sua casca está firme, pois quando começa a ficar mole, já está passando do ponto.

Suco de Melão – Receita

E como o nosso blog sempre trás receitas de sucos deliciosos, não poderíamos de deixar de colocar aqui uma receita fácil de suco de melão. Anote os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes

  • 1 fatia de melão;
  • 3 castanhas-do-pará;
  • 300 ml de água.

Modo de preparo

Lave bem o melão antes de cortar uma fatia. Depois retire a casca e bata a polpa do melão juntamente com as castanhas e a água em um liquidificador. Sirva em seguida, sem coar.

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar