Amendoim

Sobre a receita

Saiba mais sobre o Amendoim, alimento saboroso muito comum em tira gostos, vitaminas, sobremesas e várias outras receitas. Veja quais são as suas propriedades.

O amendoim (do tupi mandu’wi, “enterrado”) é a semente comestível da planta Arachis hypogaea L. da família Fabaceae. Embora seja comumente confundido com as nozes, o amendoim é um membro da família da beterraba marinha (Fabaceae), e seu fruto é do tipo fruto ou vagem, assim como o feijão e a fava. A planta do amendoim é uma erva, com um caule pequeno e folhas tri-folioladas, com abundante indumento, raiz aprumada, medindo entre 30–50 cm (1-1,5 pés) de altura. As flores são pequenas, amareladas e, depois de fecundadas, inclinam-se para o solo e a noz desenvolve-se subterraneamente.

O amendoim tem uma grande importância econômica, principalmente na indústria alimentar. Algumas variedades têm uma grande quantidade de lípidos e têm sido utilizadas para a fabricação de óleo de cozinha (dão de 45 a 50% de óleo). Em várias regiões de África, o amendoim é moído para cozinhar vários pratos da culinária local, que ficam assim mais ricos em lípidos e proteínas.

Aqui no Brasil ele é consumido cru ou torrado, e pode ser consumido puro ou para fazer receitas. São muitas as sobremesas que têm o amendoim como ingrediente. Outra forma muito comum do seu consumo é na manteiga de amendoim, usada para fazer tortas e sanduíches. Ele também pode ser usado no preparo de vitaminas. É uma excelente fonte de energia. Abaixo veremos as propriedades do amendoim e os seus benefícios para a saúde.

Classificação Científica

Amendoim

Amendoim

O nome científico da planta do amendoim é Arachis hypogaea. Veja abaixo a sua classificação:

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Magnoliopsida
  • Ordem – Fabales
  • Família – Fabaceae
  • Subfamília – Faboideae
  • Gênero – Arachis
  • Espécie – A. hypogaea

Propriedades do Amendoim

Além de ser delicioso, o amendoim pode fazer bem à saúde, se for utilizado da forma correta. Como já dissemos, é uma ótima fonte de energia. 100 gramas de amendoim é capaz de fornecer 600 calorias. Tem uma grande quantidade de gorduras, principalmente as monoinsaturadas e as polinsaturadas. Mas por isso deve ser consumido com moderação.

Pessoas que sofrem com cravos e espinhas e que têm a pele muito oleosa deve evitar o consumo de amendoim, pois pode agravar os sintomas, piorando a acne.

Mas como é fonte de gorduras boas, pode fazer bem ao coração. Os ácidos graxos monoinsaturados ajudam na redução do mau colesterol, prevenindo as doenças relacionadas ao coração. Os antioxidantes presentes no amendoim também evitam o acúmulo de gorduras nas artérias e protegem as paredes das artérias contra o endurecimento, que dificulta a passagem do sangue.

Os antioxidantes também ajudam na prevenção do câncer, pois previnem o envelhecimento precoce das células, evitando a formação de tumores.

O consumo frequente de amendoim também ajuda a ter uma memória melhor, já que contém bioflavonóides, que ajudam a melhorar o fluxo de sangue no cérebro. A Niacina, que é uma substância que auxilia no desencadeamento da memória e no aumento das atividades cerebrais, também está presente no amendoim.

E se você deseja emagrecer, pode comer uma pequena porção de amendoim todos os dias. Apesar de possuir muitas calorias e gorduras, ele é capaz de eliminar a gordura localizada na barriga, além de diminuir a fome e acelerar o metabolismo. Mas é preciso comer com moderação, ter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas.

 

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar