O Guaraná

Sobre a receita

Mais sobre a fruta guaraná cujo extrato ou pó do guaraná é muito conhecido pela sua energia.

Acostumados a ver e tomar o refrigerante de guaraná, muitas vezes nos esquecemos que ele é uma fruta, da qual podem ser feitos diversos outros produtos, além do refrigerante. O guaraná também é usado para fazer sucos e vitaminas, além de ser ingrediente de diversos medicamentos energizantes. Vejamos abaixo um pouco mais sobre esta fruta, sua descrição, classificação científica e as suas propriedades e benefícios para a saúde.

Descrição

O Guaraná é um arbusto originário da Amazônia, encontrado no Brasil e Venezuela, cultivado principalmente no município de Maués AM e na Bahia. Seu nome científico é Paullinia cupana Kunth e pertence a família Sapindaceae. O nome Paullinia foi atribuído por Lineu ao gênero a que pertence o guaraná em homenagem ao médico e botânico alemão Simon Pauli. É também conhecido por uaraná, narana, guaranauva, guaranaina, guaraná cerebral e guaraná-da-amazônia.

O seu fruto possui grande quantidade de cafeína (chamada de guaraína quando encontrada no guaraná) e devido a suas propriedades estimulantes é usada na fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes. Tem casca vermelha e quando maduro deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos. Na região próxima ao município de Maués, onde é cultivada, os índios da nação saterê-mawé têm muitas lendas sobre a origem da planta.

Classificação Científica

Guaraná

Guaraná

Paullinia cupana

 

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Magnoliopsida
  • Ordem – Sapindales
  • Família – Sapindaceae
  • Género – Paullinia
  • Espécie – P. cupana

Propriedades e Benefícios para a Saúde

O guaraná é rico em cafeína, um estimulante natural muito utilizado na preparação de bebidas energéticas. Por isso, as bebidas e suplementos que contenham guaraná são muito utilizados por frequentadores de academias e por atletas, de diversas modalidades, por dar mais disposição para realizar atividades físicas e treinos.

A fruta também é um estimulante sexual natural. O seu consumo aumenta a libido e também a disposição.

Para quem deseja perder peso, o guaraná também é um poderoso aliado. Ele sacia a fome, diminuindo a vontade de comer compulsivamente. Além disso, ele dá mais energia para a prática de exercícios físicos, que promovem a perda de peso. O guaraná ainda dá um pontapé inicial na lipólise, processo que libera a gordura na corrente sanguínea para ser usada como energia durante as atividades físicas. E falando em corrente sanguínea, é bom ressaltar que o guaraná também melhora a circulação sanguínea.

O guaraná também possui propriedades diuréticas, o que facilita a eliminação de toxinas, melhorando a pele visivelmente.

E apesar de ser uma bebida estimulante, o guaraná também possui propriedades calmantes, por isso é eficiente contra o estresse e a ansiedade. A cafeína é responsável pela sensação de bem estar, melhorando o humor.

Suas propriedades analgésicas são eficientes para aliviar dores de cabeça, inclusive da enxaqueca. É indicado para o alívio rápido das dores.

Procure por mais bebidas e receitas


0 Comentários em “O Guaraná”

  1. Mauro Rogerio Almeida disse em 26/04/2012 às 20:11:

    GUARANA DA AMAZONIA É UM VERDADEIRO VIGRA SO QUE NATURAL RSRSRSSSR MUITO BOM!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar