Agrião

Sobre a receita

Agrião, condimento de nosso dia a dia, e que também pode ser utilizado em sucos, chás e xaropes. Saiba mais.

O agrião é uma das hortaliças mais antigas que se tem conhecimento. Foi uma das primeiras folhas usadas pelos nossos antepassados para a alimentação. E além de ser usada como forma de obtenção de calorias em uma refeição, o agrião também foi muito usado pelos antepassados como planta medicinal, por conter diversas propriedades importantes para tratar, prevenir e curar diversas doenças. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esta hortaliça tão versátil.

Classificação Científica

Veja qual é o nome científico do agrião e como ele é classificado dentre os seres vivos:

Nasturtium officinale

  • Reino – Plantae
  • Divisião – Magnoliophyta
  • Classe – Magnoliopsida
  • Ordem – Brassicales
  • Família – Brassicaceae
  • Género – Nasturtium
  • Espécie – N. officinale

Descrição

O agrião ou agrião do rio (Nasturtium officinale) é uma planta nativa da Europa e Ásia Central, onde cresce abundantemente nas margens dos rios e córregos. Da família das crucíferas, o agrião é conhecido em todo o mundo, pois pode ser cultivado facilmente em diversas regiões diferentes.

Benefícios do Agrião para a Saúde

Agrião

O agrião é uma excelente fonte de ferro e vitamina C

Esta hortaliça tem muitas propriedades medicinais, sendo muito usada no preparo de chás e xaropes caseiros, a fim de tratar diversas doenças. Podemos dizer que o agrião é descongestionante, béquico, digestivo, depurativo, diurético, e que é também rico em iodo, ferro, fosfato e óleos essenciais. Pessoas que fumaram e as prejudicadas pelo ácido úrico encontrarão nessa planta a ajuda para a limpeza do organismo.

O agrião também é muito eficaz para tratar a anemia, pois é uma excelente fonte de ferro. Para aproveitar melhor o ferro contido no agrião, sempre use o limão para temperar, ou beba um como de limonada junto da refeição. A vitamina C contida no limão ajuda o organismo a consumir o ferro presente no agrião. Esta dica serve para qualquer alimento rico em ferro, pois este nutriente não é facilmente absorvido pelo organismo. Com a ajuda da vitamina C, a absorção fica bem melhor.

Como Consumir o Agrião

Para aproveitar todos estes benefícios que o agrião trás para a saúde, podemos consumi-lo em saladas. Corte os talos e lave bem as folhas. Misture com outras folhas do seu agrado, como couve, espinafre, almeirão, etc. Tempere a salada com azeite, limão e um pouquinho de sal. Se gostar, pode adicionar azeitonas verdes à salada, pois combina muito bem.

Outra forma de aproveitar os benefícios dessa planta é fazendo remédios caseiros. Pode ser em forma de chá ou de xarope.

E como o nosso blog fala especialmente sobre sucos, não podemos de deixar aqui o link para a receita de suco de agrião.

Esta plantinha de folhas pequenas e bem verdes é muito eficaz no tratamento de doenças respiratórias, por conter propriedades expectorantes e por conter grande quantidade de vitamina C.

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar