Gengibre

Sobre a receita

Saiba mais sobre o tradicional gengibre, planta muito utilizada na medicina natural

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Liliopsida
  • Ordem – Zingiberales
  • Família – Zingiberaceae
  • Género – Zingiber
  • Espécie – Z. officinale

Descrição

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Outro nome conhecido no norte do Brasil, principalmente pelos indígenas é Mangarataia ou mangaratiá.

Trata-se de uma planta perene da Família das Zingiberáceas, que pode atingir mais de 1 m de altura. As folhas verde-escuras nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo (rizoma). As flores são tubulares, amarelo-claro e surgem em espigas eretas.

Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e previne o câncer(cancro) de intestino e ovário.
Imagem do gengibre por M de Mulher. Texto Wikipedia

Procure por mais bebidas e receitas


1 Comentário em “Gengibre”

  1. maria tereza rocha disse em 11/08/2011 às 19:01:

    fiz o suco de gengibre. obrigada.

Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar