Suco de Cupuaçu

Sobre a receita

O suco de cupuaçu é bastante comum no norte do país, mas o sabor exótico conquistou todo o país. Além de ser muito saborosa, a fruta ainda possui taninos, que ajudam a combater infecções e eliminar as toxinas do nosso organismo.

O cupuaçu é uma fruta típica da região amazônica. Sua árvore é chamada de cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu. É uma parente bem próxima do cacaueiro, a árvore que dá o cacau.

O cupuaçu é muito usado na culinária típica dessa região, tanto na culinária doce, como salgada.

A árvore pode alcançar de 10 a 15 metros de altura, apesar de ter registros de árvores com até 20 metros. Suas folhas são bem grandes, poendo chegar a 1 metro de comprimento. As flores também são grandes, de cor vermelha, bem escura, e nascem nos galhos da árvore.

Já o seu fruto, o cupuaçu, pode atingir até 25 centímetros de comprimento, e tem o formato ovoide ou esférico. Sua casca é lisa e dura, de coloração castanho-escura. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática. Os frutos surgem de janeiro a maio e são os maiores da família.

Valores Nutricionais do Cupuaçu

Segundo a Wikipedia, o cupuaçu:

Contém ferro, fósforo e proteínas, necessários para a formação celular, participando dos processos químicos que permitem a continuação da vida. Vitaminas: C (ácido ascórbico), excelente para evitar gripes, infecções e até o câncer, melhorando o sistema imunológico e varrendo os radicais livres; vitaminas do complexo B ( B1, B2, B5): B1 (tiamina), antiestressante e tonificante dos músculos; B2, (riboflavina), alivia olhos cansados e ajuda na formação das hemácias; B5 (ácido pantotênico), ajuda na proteção do organismo junto aos anticorpos. Possui também taninos, que ajudam a evitar inflamações e toxinas do organismo. As fibras evitam que o organismo acumule toxinas, evitam o ressecamento fecal e combatem a prisão de ventre. O cupuaçu demora de 7 a 8 anos para começar a dar frutos.

Sabendo de todas os seus valores nutricionais e das suas propriedades e benefícios para saúde, vamos ensinar com fazer um delicioso e refrescante suco de cupuaçu, ideal para tomar nos dias mais quentes.

Ingredientes

Suco de Cupuaçu

Suco de Cupuaçu

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 200 gramas de polpa de cupuaçu ou 2 colheres (sopa) da fruta
  • ½ litro de água mineral
  • Gelo a gosto
  • Açúcar a gosto

Modo de Preparo

Bata a polpa da fruta no liquidificador juntamente com a água até a bebida ficar bem cremosa e homogênea. Adoce a gosto e sirva com cubos de gelo.

Observação: Não exagere no açúcar, pois ele faz mal à saúde e pode elevar a quantidade de glicose no sangue, podendo levar até mesmo à diabetes. Use o açúcar com moderação.

Dica: Misture o cupuaçu ao açaí e terá uma bebida bastante energética, muito indicada para praticantes de esportes.

Procure por mais bebidas e receitas


4 Comentários em “Suco de Cupuaçu”

  1. Michely Pizzoni Queiroz disse em 25/05/2012 às 22:42:

    mousse tbm e bom

  2. Jacinta Xavier disse em 25/06/2012 às 23:43:

    gostoso mesmo é suco de alface com maça, uma delicia

  3. Simone Negrini disse em 23/11/2012 às 18:05:

    dona de casa,
    gostei um sabor maravilhosa é o cheiro então

  4. Nagila Cristina S disse em 05/03/2013 às 10:27:

    adorei, muito saudavel

Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar