Suco de Butiá

Sobre a receita

A butiá é uma fruta típica dos estados do Sul do país. Saiba como usá-la para preparar um suco saboroso e veja também sobre os benefícios da bebida.

O Brasil é um país tão rico em sua fauna e flora, que existem muitas frutas e outros vegetais que nem conhecemos, ou às vezes conhecemos e não sabemos como usar. O butiá é uma dessas frutas, que poucas pessoas conhecem. É comum na região Sul do país, especialmente nas matas e campos das regiões altas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A árvore que dá o fruto é bem alta, chegando a até 6 metros de altura, e suas folhas podem ter até 2 metros de comprimento. Os frutos são pequenos e amarelos. Podem ser consumidos ao natural, em forma de suco, vinho ou licor. Eles amadurecem no verão.

Ela tem alto teor de vitamina C, além de conter carotenoides que favorecem a absorção da vitamina A. Por isso, o suco de butiá é muito saboroso e também é saudável. Veja como fazer!

Suco de Butiá – Receita

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 pacote de polpa de butiá
  • 1 litro de água
  • Açúcar e gelo a gosto

Modo de Preparo

Para fazer o suco, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Se você tem a fruta em casa, é necessário usar 1 xícara da polpa (depois de separar as sementes). Depois siga o mesmo processo, batendo com água e açúcar. A bebida fica ainda mais deliciosa se você colocar algumas folhinhas de hortelã.

Observação: Como a fruta já é um pouco adocicada, algumas pessoas preferem tomar o suco sem a adição de açúcar, o que é melhor, sempre. Experimente o suco antes de adoçar, talvez você também não sinta a necessidade do açúcar na receita.

Benefícios do Butiá para a Saúde

Butiá

Butiá

Como dissemos acima, além de fazer um saboroso suco, essa frutinha ainda trás benefícios para a saúde. Ela é rica em vitamina C, que é um poderoso antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo contra diversas doenças. Os antioxidantes também combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células e também os tumores. Por isso, podemos dizer que o consumo frequente de butiá auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, como o câncer de pulmão, de boca, de mama, do cólon e da pele.

As fibras contidas na fruta também ajudam no bom funcionamento do intestino. A digestão fica melhor quando se toma um copo de suco de butiá após as refeições, pois a vitamina C ajuda na produção e liberação de sucos digestivos. Essa propriedade da fruta também auxilia no emagrecimento e favorece uma pele mais bonita e saudável.

Os folatos e antioxidantes presentes no butiá reduzem o mau colesterol e previnem doenças cardíacas. Além disso, a fruta ainda contém pectina, que é capaz de absorver as gorduras do corpo. Essa queima de gorduras também é acionada pelas vitaminas do complexo B, contidas na fruta. Essas vitaminas também são conhecidas em aliviar o stress, a ansiedade e a depressão.

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar