Suco de Inhame

Sobre a receita

Além de muito saudável, o inhame deixará seu suco mais espesso e sem nenhum gosto desagradável.

O suco de inhame ficou muito famoso depois que foi descoberto que ele pode ser usado no tratamento dos sintomas da dengue. Ele fortalece o sistema imunológico, por isso pode ajudar o organismo a se recuperar mais rapidamente. E se aliado a outros alimentos que também fortalecem o sistema imunológico, o seu potencial é melhor ainda. É o que acontece no suco que ensinaremos a seguir. É uma excelente combinação de inhame com laranja, limão, cenoura e hortelã, que deixa o sistema imunológico muito mais resistente. Veja como é fácil de fazer!

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 inhame médio descascado e picado
  • 2 laranjas
  • 1 limão
  • 1 cenoura média com a casca, bem lavada
  • 1 xícara (de chá) de folhas de hortelã

Modo de Preparo

Primeiro esprema as laranjas e o limão no copo de um liquidificador. Acrescente então o inhame picado, a cenoura já lavada e com a casca, e o hortelã. Bata tudo no liquidificador. Passe o suco por uma peneira e adoce a gosto antes de servir (se conseguir tomar o suco sem adoçar, melhor ainda). Se preferir, use uma centrífuga.

Nos dias mais quentes, experimente colocar umas pedras de gelo para a bebida ficar bem refrescante.

Benefícios do Inhame

Além de fortalecer o sistema imunológico, o inhame tem outros benefícios para a saúde. A algum tempo atrás, acreditava-se que o suco de inhame era capaz de espantar o mosquito da dengue. A crença surgiu pelo fato do tubérculo ser rico em vitamina B, responsável por excretar um odor que poderia afastar os mosquitos. Mas não há comprovação científica para isso, já que a quantidade de vitamina B contida no inhame não é o suficiente para causar tal incômodo aos mosquitos.

Por enquanto, a única relação com a dengue, é o fato de que o inhame melhora a imunidade, ajudando na recuperação de pessoas que contraíram a dengue.

Suco de inhame

Receita: Suco de Inhame

Mas o inhame, também conhecido como cará em algumas regiões, tem outras propriedades, inclusive pode ajudar a emagrecer. Por ser um carboidrato complexo, pode substituir o arroz e a batata, por exemplo, assim você terá energia e com menos calorias adquiridas. Ele também não forma aqueles picos de insulina, fato comum nos carboidratos.

Muitas mulheres tomam o suco de cará diariamente para ajudar no emagrecimento e afirmam que o suco também tem efeitos positivos nos sintomas da TPM. Ele também auxilia no bom funcionamento do intestino, pois contém grandes quantidades de fibras solúveis.

Com relação aos minerais, possuem potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre. O potássio ajuda a controlar a pressão arterial, evitando assim as doenças relacionadas ao coração.

Além do suco, o inhame pode ser consumido cozido, assado ou ensopado. Em algumas regiões do país, como Norte e Nordeste, o cará é consumido no café da manhã. É excelente para dar energia para enfrentar a rotina diária.

Procure por mais bebidas e receitas


2 Comentários em “Suco de Inhame”

  1. Fernanda disse em 02/11/2011 às 19:14:

    adorei, me ajudou bastante a fazer um trabalho de biologia.

  2. Angela Alves disse em 02/06/2013 às 23:42:

    adoro suco de inhame

Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar