Suco de Pequi

Sobre a receita

O pequi é um fruta regional de sabor forte. Ele contém retinol, uma substância que favorece a absorção de vitamina A. Aproveite os benefícios com esta receita!

O pequi é uma fruta que divide opiniões: quem gosta, ama! Mas quem não gosta, detesta até o cheiro! E realmente ele tem um cheiro bem forte, que se espalha por toda a casa. O sabor também é forte. É uma frutinha pequena de cor amarela.

É muito comum no Norte, Nordeste, Goiás e norte de Minas, mas é possível encontrar o pequi em todo o país. Não é uma fruta muito comercializada fora do país, o comércio é mais interno mesmo, pois os brasileiros são os maiores consumidores da fruta.

A maioria das pessoas gosta de comer a fruta nas refeições, principalmente cozido no meio do arroz. Também é comum usar o pequi em receitas que contenham frango, além de poder ser consumido puro. É preciso ter muito cuidado ao comer pequi, pois ele tem espinhos na semente, que fica no interior da fruta. Por isso, não é indicado que dê pequi para crianças, que não têm tanto cuidado e podem se ferir com os espinhos, ou até mesmo engolir, o que pode ser bastante perigoso.

Hoje daremos uma outra opção de usar o pequi: fazendo um delicioso suco! É bem fácil de fazer e vai agradar a todos os que gostam da frutinha.

Suco de Pequi – Receita

Ingredientes

Pequi

Pequi

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 20 pequis descascados
  • 1 litro de água ou leite
  • Açúcar a gosto

Modo de Preparo

Primeiramente, lave bem os pequis e retire a casca. Depois coloque-os para cozinhar na água até que o fruto comece a amolecer. Raspe a poupa dos pequis com uma colher, tendo cuidado com os espinhos. Coloque para bater no liquidificador com a água de cozimento. Adoce conforme sua preferência e sirva em seguida.

Se quiser fazer o suco com leite, coloque a polpa para cozinhar novamente no leite. Acrescente o açúcar e um pouco de canela ou alguns cravos da índia. Deixe no fogo até engrossar um pouco. Sirva quente ou gelado.

Benefícios do Pequi para a Saúde

Agora que já aprendemos como se usa o pequi nas refeições e como se faz um delicioso suco, vamos saber quais são os benefícios dessa fruta para a saúde.

Primeiramente, é importante dizer que o pequi é rico em fibras, por isso auxilia o processo de digestão e o funcionamento do intestino.

Ele também evita doenças cardiovasculares, pois possui valores elevados de ácidos monoinsaturados, os mesmos encontrados nas azeitonas, e compostos orgânicos. Esses ácidos diminuem a taxa de colesterol no sangue, protegendo o coração.

Esses ácidos, juntamente com o potássio e outras vitaminas e sais minerais, também evitam o depósito de gorduras nos vasos sanguíneos, evitando o aumento da pressão arterial. Por isso, o consumo de pequi diariamente pode evitar a hipertensão.

Possui também propriedades anti inflamatórias, que podem evitar as dores musculares após atividades físicas. Alguns estudos também comprovam que essas propriedades podem ser benéficas para o tratamento de artrite e artrose.

A fruta é rica em vitamina A, por isso evita a degeneração macular, protegendo a visão de doenças comuns do envelhecimento, como a catarata, por exemplo, que comumente é causada pelos radicais livres.

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