Espinafre

Sobre a receita

Conhecida fonte de força do Marinheiro Popeye, o espinafre faz muito bem para a saúde. Saiba mais sobre este vegetal, que pode ser consumido nas refeições ou para fazer sucos nutritivos.

O espinafre ficou muito conhecido por todos por ser usado pelo “Marinheiro Popeye” para adquirir força (quem tem mais de 20 anos com certeza já viu esse desenho animado). Quando ele estava fraco e em perigo, era só tomar uma sopa de espinafre que já ficava forte instantaneamente. É claro que na vida real não é assim que funciona, mas não podemos negar que estas folhas verdinhas trazem sim muito mais vitalidade se for consumida com frequência. Vamos saber um pouco mais sobre esta hortaliça e quais benefícios ela pode trazer para a saúde.

Classificação Científica do Espinafre

O nome científico do espinafre é Spinacia oleracea.

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Magnoliopsida
  • Ordem – Caryophyllales
  • Família – Amaranthaceae
  • Género – Spinacia
  • Espécie – S. oleracea

Descrição

O espinafre (Spinacia oleracea) é uma erva rasteira originária do centro e sudoeste da Ásia, pertencente à família das amarantáceas, cujas folhas são comestíveis. É uma planta anual (raramente bianual), que cresce até cerca de 30 cm de altura. O espinafre pode sobreviver durante o inverno em zonas temperadas. As folhas são alternadas, simples, de ovaladas a triangulares na base, muito variáveis em tamanho, desde 2 a 30 cm de extensão e 1 a 15 cm de largura, com folhas maiores na base da planta e menores no topo.

No Brasil, espinafre é o nome popular da planta Tetragonia (Aizoaceae), parecida ao verdadeiro espinafre, mas pertence a uma outra família botânica.

A planta é bastante utilizada na culinária, especialmente nos interiores. Pode ser consumida crua, como salada, ou também pode ser refogada. A sopa de espinafre também é um prato muito comum em algumas partes do país. Para aproveitar as propriedades medicinais da planta, pode-se também fazer um suco de espinafre. Se misturar suco de limão fica ainda mais saudável, pois o limão ajuda o organismo a absorver o ferro contido no espinafre.

Propriedades Medicinais do Espinafre

Espinafre

Espinafre

Além do ferro, que previne e trata a anemia e também deixa o sangue mais forte, o vegetal tem ainda um alto índice de ácido oxálico, que inibe a absorção e um bom aproveitamento desse mineral pelo organismo. Estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir na absorção do cálcio presente em leites e seus derivados. Também é possível que o consumo de grandes quantidades de espinafre pode causar um efeito tóxico na pessoa que o ingere. Por isso, não se deve consumir em exagero.

Essas folhinhas também possuem antioxidantes, que protegem o organismo dos radiciais livres, evitando o envelhecimento precoce das células. Quem sofre com a pressão alta também pode contar com os benefícios dessa planta, pois ela contém magnésio, que ajuda a controlar a pressão arterial. O ácido fólico presente no espinafre é bom para manter o sistema cardiovascular saudável.

E alguns estudos também mostraram que o espinafre ajuda a manter a vitalidade do cérebro e a clareza mental. Por todos esses motivos, não deixe de incluir esta hortaliça em seu cardápio, seja nas refeições, ou fazendo um delicioso e nutritivo suco.

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar