Couve

Sobre a receita

A couve é rica em vitaminas e fibras. Saiba mais um pouco sobre esta verdura que é tão usada na culinária mineira, mas que também tem sido muito utilizada na preparação de sucos.

Hoje falaremos sobre uma das hortaliças mais consumidas no Brasil: a couve. Popularizada pelos escravos, há muitos anos atrás, e muito consumida na culinária mineira, essa verdura é bem versátil, e pode ser consumida de várias formas. Pode ser usada para fazer saladas, pode ser refogada com alho e também pode ser ingrediente principal de sucos super nutritivos. Quem é fã de uma boa feijoada, sabe que a couve é indispensável como acompanhamento, assim como acompanha muito bem um feijão tropeiro.

Saiba mais sobre esta planta e descubra quais benefícios ela pode trazer para a sua saúde.

Classificação Científica

Brassica oleracea / Brassica sylvestris

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Magnoliopsida
  • Ordem – Brassicales
  • Família – Brassicaceae
  • Gênero – Brassica
  • Espécie – B. oleracea

Descrição

Couve é o nome vulgar, genérico, das diversas variedades cultivares da espécie Brassica oleracea L., (ou Brassica sylvestris (L.) Mill.) da família das Brassicaceae, a que também pertence o nabo e a mostarda. É uma planta muito utilizada como verdura na cozinha, para sopas (como a couve-galega para o caldo verde) e conservas (como o repolho para o chucrute), entre outros acompanhamentos, como a couve à mineira, que é servida junto com angu.

Originária da Europa, mais especificamente da região da Jônia, na Grécia, a couve já era usada como alimento pelos gregos. Antigas civilizações, como as da Grécia, Roma e Egito, já utilizavam a couve também como medicamento funcional para indisposição e tratamento de doenças estomacais. Hoje em dia já são conhecidas diversas outras propriedades medicinais da couve.

Benefícios da Couve para a Saúde

Couve

Conheça os benefícios da couve para a saúde

É uma verdura rica em vitamina C, vitamina A, vitamina K, cálcio e β-caroteno, além de um alto conteúdo de antocianinas e fibras. Sabe-se também que a couve tem propriedades anti inflamatórias, antibióticas e anti irritantes. A grande quantidade de cálcio proporciona uma boa manutenção dos ossos e dos dentes.

O consumo diário de couve também fortalece o sangue, evitando a anemia, pois ela contém ferro e vitamina C, que ajuda o organismo a absorver esse nutriente. Por conter vitamina C, a verdura também fortalece o sistema imunológico, evitando e combatendo gripes e resfriados. E o consumo frequente da couve também pode deixar a pele mais bonita.

É excelente para o tratamento de problemas hepáticos (do fígado) e renais (dos rins). Também pode ser usada como vermífugo e para curar ressacas.

A couve também é usada para tratar a artrite, a bronquite, hemorroidas, úlceras e pedras nos rins.

Devido tantas propriedades medicinais, é recomendado o consumo semanal de couve, seja refogada, em saladas, ou sucos.

Dicas Sobre a Couve

Ela pode ser facilmente cultivada em casa, mas também é facilmente encontrada para comprar em sacolões, supermercados e feiras. Escolha folhas bem verdes, de cor bem escura e se pontas amareladas ou queimadas. Lave bem as folhas assim que chegar em casa e verifique se não há pequenos insetos presos à couve.

As folhas podem ser guardadas na geladeira por aproximadamente uma semana, desde que estejam bem lavadas e secas.

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar