Vitamina de Caqui

Sobre a receita

A vitamina de caqui é uma bebida muito nutritiva, que ainda ajuda a combater a prisão de ventre e as cãibras. A fruta possui vitaminas do complexo B e vitaminas C, além de potássio, fósforo e cálcio, o que torna a bebida ainda mais saudável.

Algumas frutas são bastante populares em todas as regiões do país, enquanto outras não são tão conhecidas assim. É o caso do caqui, uma fruta muito gostosa, mas que não é apreciada por todos e que nem todos conhecem. Ele é originário da China e do Japão, mas se adaptou muito bem ao Brasil, por causa do clima tropical. A época do caqui é no outono. Deve ser consumido bem maduro e, sempre que você comprar, procure consumir em poucos dias, armazenando sempre na geladeira.

Normalmente, o caqui é comido ao natural, em pedaços. Mas também pode ser usado para fazer doces, geleias, sucos e shakes. Uma forma diferente de consumir o caqui é fazendo uma deliciosa vitamina. Veja como é fácil de fazer!

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 3 caquis maduros (deve estar bem vermelhinho)
  • 2 copos de leite gelado
  • Mel a gosto

Modo de Preparo

Caqui

Aproveite os benefícios do Caqui

Primeiramente, lave bem os caquis e retire as folhas, o cabinho e os caroços da fruta. Depois bata-os no liquidificador juntamente com o leite. Adoce com o mel a gosto e já está pronto para servir. É fácil e muito gostosa!

Propriedades do Caqui

Além de ser muito saboroso e também ficar uma delícia na vitamina, o caqui ainda tem propriedades benéficas para a saúde. É uma fruta fonte das vitaminas A, C, E, B1, B2, B6 e B12, sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, magnésio, manganês e zinco, licopeno e betacaroteno, além de possuir fibras e conter grande quantidade de frutose.

A vitamina A presente na fruta elimina os radicias livres, protegendo os olhos de diversas doenças da visão, e também protege a pele contra o envelhecimento precoce. A vitamina C, por sua vez, fortalece a imunidade, evitando diversas doenças respiratórias, como a gripe e o resfriado. O licopeno também é responsável por fortalecer o sistema imunológico, combatendo muitas doenças, inclusive o câncer.

Um antioxidante poderoso é a vitamina E, que evita doenças cardiovasculares. Já as vitaminas do complexo B estimulam a formação de células vermelhas e mantêm o sistema nervoso e circulatório saudáveis.

Caqui Ajuda a Emagrecer

A maioria das pessoas deseja perder peso, nem que seja só alguns quilinhos. E o caqui pode te ajudar nessa luta contra a balança. Por conter muitas fibras, ele ajuda o intestino a funcionar melhor, eliminando toxinas e gorduras e evitando o inchaço. As fibras também dão a sensação de saciedade, diminuindo a fome e retirando aquela vontade de comer doces.

E você pode comer o caqui sem preocupação, pois ele tem poucas calorias (apenas 70 a cada 100 gramas). É claro que não deve exagerar no consumo, afinal, apesar de ser pouco calórico, é uma fruta rica em açúcar. Por esse motivo, deve ser consumido com cautela pelas pessoas que têm diabetes.

O excesso de caqui também pode causar diarreia, já que ele estimula muito o funcionamento do intestino.

Procure por mais bebidas e receitas


3 Comentários em “Vitamina de Caqui”

  1. Vania Santos disse em 06/04/2012 às 13:48:

    preparei a vitamina de caqui com leite e açúcar por falta do mel, e ficou muito gostoso.
    obrigada galerinha. por nós proporcionar dessas delicias.

  2. Gislene Miranda disse em 16/04/2012 às 15:26:

    Vitamina de caqui…delícia demais!!

  3. Fernando Nery disse em 25/05/2012 às 23:04:

    show de bola

Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar