Hoje falaremos sobre uma das frutas mais consumidas no Brasil: o limão. Ele é utilizado para fazer sucos e também é usado como tempero para saladas, além de ser bastante utilizado em receitas culinárias.
Outra utilização comum do limão é na beleza. Por suas propriedades clareadoras, ele é muito usado no clareamento da pele, eliminando manchas e ajudando a acabar com a acne. Existem muitas receitas caseiras para cuidar da pele que têm o limão como ingrediente principal. É preciso ficar atenta para não se expor ao sol depois de usar o limão na pele, pois podem ocorrer queimaduras na pele, causando manchas bem escuras.
Classificação Científica
Citrus × limon
- Reino – Plantae
- Divisão – Magnoliophyta
- Classe – Magnoliopsida
- Ordem – Sapindales
- Família – Rutaceae
- Género – Citrus
- Espécie – C. × limon
História do Limão
O limão é o fruto do limoeiro (Citrus x limon), uma árvore da família das rutáceas. Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades, como por exemplo o limão ‘Eureka’, o limão ‘Lisboa’, o limão ‘Lunário’, ‘Galego’, ‘Taiti’, limão Siciliano (Brasil), etc. É originário da região sudeste da Ásia. Desconhecido para os antigos gregos e romanos, a primeira referência sobre este citrino encontra-se no livro de Nabathae sobre agricultura, datando do século III ou IV.
Trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes, disseminou-se na Europa. Há relatos de limoeiros cultivados em Génova em meados do século XV bem como referências à sua existência nos Açores em 1494.
Os que têm cor amarela ou amarelo-esverdeada, são cultivados sobretudo pelo sumo, embora a polpa e a casca também se utilizem em culinária. Os limões contêm uma grande quantidade de ácido cítrico, o que lhes confere um gosto ácido. No suco de limão, essa acidez chega a um pH de 2 a 3, em média.
Os limões e as limas servem-se regularmente como limonada (sumo de limão natural com água e açúcar), caipirinha ou como adorno para as bebidas alcoólicas e refrigerantes de cola com uma rodela dentro ou na borda do copo.
Receita de Suco de Limão
Ingredientes
- 1 litro de água;
- algumas pedras de gelo;
- 2 limões;
- 150 g ou 3 colheres de sopa de açúcar.
Modo de Preparo
Comece lavando os limões, pois ele será usado com a casca. Depois de lavados, corte-os em quatro partes cada um. Coloque no liquidificador, juntamente com metade da água e o açúcar. Bata por 30 segundos. Não deixe bater por mais tempo, ou o suco pode ficar amargo.
Em uma jarra, coloque o restante da água e o gelo. Coe a mistura do liquidificador e junte à água na jarra. Beba em seguida.
Propriedades do Limão
A principal propriedade do limão é a vitamina C, presente em grande quantidade na fruta. Essa vitamina fortalece o sistema imunológico, protegendo o corpo de gripes e resfriados. Por isso é recomendado o consumo de suco de limão semanalmente, especialmente pelas crianças.
Além das vitaminas, o limão também é rico em minerais como o potássio, magnésio, cálcio, fósforo, sódio, ferro e flúor, bastante água e fibras. Seu baixo valor calórico, 40 calorias para cada 100 g, o converte em uma fruta ideal para dietas hipocalóricas. Acredita-se que um copo de água com meio limão espremido pela manhã todos os dias, ajude no emagrecimento. Isso acontece porque ele limpa o intestino, fazendo com que funcione melhor. Além disso, ele é capaz de desintoxicar o fígado.
Sua propriedade desinfetante auxilia na limpeza e desinfecção de feridas, externas ou internas. Basta algumas gotinhas do seu sumo para deixar a ferida livre de bactérias.
Apesar de tantos benefícios para a saúde, o limão não deve ser consumido em excesso, pois é uma fruta bastante ácida. Apesar disso, se utilizada pura, sem adoçar, age de forma alcalina no organismo, auxiliando no tratamento de problemas estomacais.