Como este é um blog de receitas de sucos, achamos importante falar sobre as frutas, verduras e legumes que são usados nas receitas. É interessante conhecer um pouco mais de cada um, sua história, classificação científica e o que podem fazer pela nossa saúde.
Hoje falaremos da maçã, uma das frutas mais consumidas no Brasil e que tem muitos benefícios para a saúde.
Descrição
Maçã é o nome dado ao fruto da macieira, árvore da família Rosaceae, pertencente ao gênero Malus. As variedades mais comuns são M. domestica e M. sieversii e respectivos híbridos. A maçã, do ponto de vista científico, não é realmente um fruto, e sim um pseudofruto (falso fruto).
O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo. A maçã contém as seguintes vitaminas: B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.
Classificação científica
Malus domestica / Malus sieversii
- Reino – Plantae
- Divisão – Magnoliophyta
- Classe – Magnoliopsida
- Ordem – Rosales
- Família – Rosaceae
- Gênero – Malus.
Mais Benefícios da Maçã
Como foi dito acima, a maçã é capaz de auxiliar na perda de peso, na redução do colesterol e da glicose e ainda contém vitaminas e sais minerais. Mas os benefícios dessa fruta para a saúde não param por aí.
Segundo um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos, a maçã é capaz de reduzir as chances de se ter um acidente vascular cerebral (AVC). Isso acontece com o consumo de qualquer fruta ou legume de polpa branca, como a pera e a maçã, por exemplo.
A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. É claro que os pesquisadores deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, mas os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40%.
Problemas respiratórios também podem ser evitados com a ingestão diária de maçã. Elas melhoram a capacidade respiratória e ainda protegem os pulmões. As maçãs também protegem as cordas vocais, é por isso que as pessoas que trabalham com a voz, como cantores e radialistas, devem comer uma maçã por dia.
Quem tem problemas estomacais, como azia, úlceras ou gastrite, pode acabar com esse problema fazendo a ingestão diária de maçãs. Ela possui agentes cicatrizantes, que além de tratar as feridas no estômago ainda auxiliam no funcionamento do intestino.
A maçã também é capaz de matar os germes causadores das cáries dentárias. Por isso, ofereça maçã para as crianças, especialmente para aquelas que comem muito doce.