A fruta do conde é amada por muitas pessoas. Normalmente, quem conhece essa fruta são as pessoas criadas na roça, ou em casas com quintais bem grandes, onde nascem as árvores frutíferas. A árvore pode chegar a até 8 metros de altura.
A fruta também é conhecida como fruta-pinha, por sua aparência semelhante a uma pinha. Outros nomes populares da planta: biribá, ata, pinha, araticum, fruta-da-condessa, condessa, ariticum, graviola-brava.
É nativa das florestas tropicais, por isso é bem abundante no Brasil, um país de clima tropical. Normalmente, a fruta é consumida ao natural. Tem um sabor adocicado, mas é como já foi dito, ela é mais consumida por pessoas que foram criadas tendo uma árvore dessa por perto. Não é muito encontrada no comércio e, normalmente, quem não tem contato com a terra, nem conhece a fruta do conde.
Outra forma de consumir esta fruta é fazendo sucos. Ele fica bem cremoso e saboroso. E se acrescentar algumas pedras de gelo, é excelente para se refrescar nos dias mais quentes. Veja uma receita de suco de fruta do conde.
Ingredientes
Você vai precisar dos seguintes itens:
- 1 fruta do conde
- Polpa de 1 coco
- 1 limão
- 1 xícara (chá) de água filtrada
- 1 colher (sopa) de mel
Modo de Preparo
Passe a fruta do conde por uma peneira para obter uma polpa cremosa. Depois bata a polpa com os demais ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Sirva em seguida. Se quiser, adicione algumas pedras de gelo, e pode usar a água gelada.
Benefícios da Fruta do Conde
Além de ser uma fruta super saborosa, a fruta do conde ainda trás benefícios para a saúde. Ela é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como vitamina A, vitamina B6, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5, vitamina C, e os minerais como o Cálcio, Ferro, Potássio, Magnésio, Fósforo e ainda é rico em hidratos de carbono e proteínas.
A grande quantidade de Ferro, associada à presença da vitamina C, previne a anemia. A fruta também ajuda a regular a pressão arterial e a quantidade de ácido úrico no organismo.
A vitamina C também é antioxidante, por isso o consumo de fruta do conde regularmente evita o envelhecimento precoce das células. Além disso, esta vitamina também fortalece o sistema imunológico e previne problemas de visão, por eliminar os radicais livres. Esta vitamina, juntamente com a vitamina A, ainda ajuda a fortalecer e hidratar a pele e os cabelos.
E se você tem problema de prisão de ventre, a fruta do conde pode te ajudar. Como é rica em fibras, ela faz com que o intestino funcione melhor, e ainda dá a sensação de saciedade, ajudando no processo de emagrecimento, pois você come menos quando ingere a fruta.
Quem sofre com a artrite também pode apostar na fruta do conde. Ela é rica em magnésio, que equilibra a água do corpo e remove os ácidos das articulação, reduzindo os sintomas do reumatismo e artrite. O cálcio, também presente em sua composição, evita a osteoporose, fortalecendo os ossos.