Melancia

Sobre a receita

Fruta suculenta e saborosa, a melancia nos surpreende por diversos benefícios à saúde. Conheça esses benefícios e saiba um pouco mais sobre a fruta.

A fruta de hoje é muito conhecida dos brasileiros. É consumida ao natural e também muito usada para fazer sucos. Além disso, por ser uma fruta de grande porte e com cores muito vivas, ela é usada como decoração em mesas. Com esta fruta pode-se fazer diversos trabalhos artísticos. É a melancia!

Descrição

Melancia (Citrullus lanatus) é o nome de uma planta da família Cucurbitaceae e do seu fruto. Trata-se de uma erva trepadeira e rastejante originária da África. É cultivada ou aparece quase espontaneamente em várias regiões do Brasil, geralmente em áreas secas e de solo arenoso.

Originária da África, foi trazida ao Brasil por negros de origem Banto e Sudanês no processo de escravidão.

A planta é rasteira e anual, com folhas triangulares e trilobuladas e flores pequenas e amareladas, gerando um fruto arredondado ou alongado, de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de água (Cerca de 90%) e diâmetro variável entre 25 e 75 cm. A casca é verde e lustrosa, com estrias de verde-escuro no sentido do comprimento.

Sua composição, além do alto teor de água, inclui açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Classificação científica

Saiba um pouco mais sobre a melancia

Saiba um pouco mais sobre a melancia

Citrullus lanatus

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Magnoliopsida
  • Ordem – Cucurbitales
  • Família – Cucurbitaceae
  • Gênero – Citrullus
  • Espécie – C. lanatus.

Propriedades da Melancia

Além de muito saborosa, a melancia também possui diversas propriedades, que trazem benefícios para a nossa saúde.

O primeiro benefício trazido por esta fruta é a grande quantidade de água em sua composição. Por isso é muito indicada para tratar a desidratação e é excelente para se oferecer às crianças, que nem sempre gostam de beber água. Isso vale para alguns adultos também. Além disso, a água contida na melancia ajuda o intestino a funcionar melhor e também ajuda a eliminar as toxinas do organismo através da urina. Isso também faz com que os rins funcionem melhor, evitando problemas relacionados a esse órgão.

Este fruto também é rico em Potássio, Ferro, Magnésio, Zinco, Cálcio e Vitamina C. E apenas 5% de sua composição é de açúcar. Por isso, é uma fruta que faz muito bem à saúde.

A melancia também é rica em licopeno, um poderoso antioxidante que é capaz de inibir o crescimento de células cancerígenas. Por isso, muitos estudos mostram a melancia como um poderoso meio de prevenir o câncer de cólon, mama, próstata de de pulmão.

Por não conter gorduras, a melancia é ideal para ajudar na redução do mau colesterol, evitando assim problemas relacionados ao coração. A pressão arterial também fica controlada com o consumo diário de melancia.

Para a pele, a fruta funciona como um antienvelhecimento, por conter antioxidantes capazes de combater os radicais livres, causadores do envelhecimento das células. A melancia também funciona como um protetor solar, reduzindo os efeitos nocivos dos raios solares à pele.

Por conter baixa quantidade de açúcar, pode ser consumida por diabéticos sem problemas. E além disso, a fruta contém arginina, que é uma substância capaz de melhorar a taxa de insulina no corpo, reduzindo assim os problemas diabéticos.

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar