Alface: Descrição, Propriedades e Receita de Suco

Sobre a receita

Saiba mais sobre a popular alface, que é muito usada no preparo de saladas e sanduíches, mas também pode ser utilizado em sucos.

Hoje falaremos sobre uma das verduras mais utilizadas no preparo de saladas aqui no Brasil: a alface. É uma folha saborosa, de sabor leve e agradável à maioria dos paladares. Além disso, é uma das folhas com o menor índice calórico, por isso muito utilizada por quem está de dieta. Rica em água e fibras, a folha ajuda o intestino a funcionar melhor, favorecendo assim o emagrecimento.

A alface também é rica em vitamina A, que previne a cegueira e outras doenças dos olhos. Até mesmo a degeneração macular relacionada à idade pode ser evitada pelo consumo de alface.

O colesterol alto é um problema que afeta milhares de pessoas no mundo inteiro. Esse problema pode ser evitado consumindo alface, que é uma planta de baixo teor glicêmico. E diminuindo o nível de colesterol no sangue, automaticamente se diminui as chances de desenvolver uma doença cardiovascular, como derrames, infartos e AVC.

A alface também é rica em vitamina K, que auxilia na absorção do cálcio pelos ossos. Por isso, o consumo da folha diariamente evita doenças como a osteoporose. A alface ainda evita a insônia e a anemia.

Classificação científica

Aprenda a fazer um suco de alface nutritivo e saboroso

Aprenda a fazer um suco de alface nutritivo e saboroso

Lactuca sativa

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Magnoliopsida
  • Ordem – Asterales
  • Família – Asteraceae
  • Género – Lactuca
  • Espécie – L. sativa

Descrição

Alface (Lactuca sativa) é uma planta hortense, é utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C.. Originária do Leste do Mediterrâneo, é mundialmente cultivada para o consumo em saladas, com inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhos e texturas.

Para compra, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde conserva-se por cinco a sete dias. Seu período de safra é de maio a novembro. Cem gramas de alface fornecem quinze calorias.

O valor energético da alface é baixo, pois seu conteúdo em água representa 96% do seu peso. A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.

Receita de Suco de Alface

Agora aprenda a fazer um suco de alface para aproveitar todos os seus benefícios. E além da alface, o suco ainda contém outros ingredientes super saudáveis que ajudam a emagrecer e trazem outros benefícios para a saúde.

Ingredientes

  • 5 folhas de alface
  • 1 colher (sopa) de salsa
  • Suco puro de 2 laranjas ou a polpa de 2 maracujás

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Para acabar com a insônia, o ideal é usar o maracujá e tomar o suco na hora de dormir.

Se quiser, pode colocar umas pedras de gelo para ficar mais refrescante. Algumas pessoas também gostam de adicionar umas folhas de hortelã, para dar mais frescor.

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar