Saiba Mais Sobre o Coco

Sobre a receita

Saiba mais sobre o coco ou côco, fruta muito saboreada, sobretudo pela pela famosa água de coco, muito consumida nas praias. Saiba também quais são os benefícios do coco para a saúde.

Hoje falaremos sobre uma fruta muito querida pelos brasileiros, o coco. Tanto sua água como sua polpa são muito apreciadas aqui no Brasil. Nem dá para imaginar ir à praia e não tomar uma água de coco, não é mesmo?!

E a sua polpa é consumida ao natural, em pedaços, mas também é muito utilizada na culinária, no preparo sucos, vitaminas, bolos, biscoitos e doces. O coco ralado é usado, inclusive, para a decoração de alguns pratos.

O coco também é utilizado para fazer o leite de coco (clique no link para aprender uma receita caseira), ingrediente muito usado em receitas doces, e também salgadas, principalmente na Bahia, como na moqueca, por exemplo.

Além de ser muito saboroso, o coco ainda tem muitas propriedades, que trazem benefícios para a saúde. Apesar de ser considerada uma fruta “proibida” nas dietas por um tempo, por ser bastante calórica, hoje em dia já se sabe que a gordura presente no coco é uma gordura boa, que não faz mal à saúde, desde que seja consumido com moderação.

Classificação Científica do Coco

Coco

Coco, uma fruta saborosa, refrescante e cheia de benefícios para a saúde

Cocos nucifera

  • Reino – Plantae
  • Divisão – Magnoliophyta
  • Classe – Liliopsida
  • Ordem – Arecales
  • Família – Arecaceae
  • Género – Cocos

Descrição

A fruta é chamada de coco, côco, coco-da-praia, coco-da-índia ou ainda coco-da-baía. É o fruto do coqueiro. É um fruto seco simples classificado como drupa fibrosa (não uma noz). A casca (mesocarpo) é fibrosa e existe um “caroço” interno (o endocarpo lenhoso). Este endocarpo duro tem três poros de germinação que são claramente visíveis na superfície exterior, uma vez que a casca é removida. É através de um destes que a pequena raiz emerge quando o embrião germina.

Seu período de safra vai de janeiro a julho, e, em casos especiais, a setembro.

Benefícios do Coco para a Saúde

O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal. Devido ao seu conteúdo em sais de potássio e sódio, é um alimento adequado contra aterosclerose, para o sistema nervoso, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos. Ele é muito vendido nas praias e a sua água é muito refrescante.

A água de coco é muito saborosa. Pode ser empregada como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de potássio. É também indicada nos casos de diarreia, vômitos ou mesmo desidratação, pois repõe os sais minerais perdidos. Tem grande eficácia nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãibras, astenia, dores de cabeça e mal-estar. Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol.

Já o coco maduro é contraindicado às pessoas com problemas cardíacos e que tenham alta taxa de colesterol no sangue.

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