Leite de Coco – Receita

Sobre a receita

Aprenda a fazer um leite de coco caseiro, que é bem mais nutritivo e saboroso que o industrializado. É simples, rápido e fácil, e você pode usar nas suas receitas, deixando-as muito mais gostosas.

Em várias receitas você já deve ter precisado do leite de coco como ingrediente. Esse leite é utilizado tanto em receitas doces, como também nas salgadas. Apesar do coco ser uma fruta bastante calórica, passando essas calorias para o leite de coco, é também uma fruta muito saudável. Afinal, a gordura natural das frutas são benéficas para o organismo, só não podem ser consumidas em exagero.

O leite de coco é encontrado para comprar em supermercados, mercearias e até nas padarias, e é bem fácil de achar. É vendido em embalagens de vidro, que até mantêm o sabor e alguns nutrientes, mas nada substitui os produtos caseiros. É por isso que hoje ensinaremos a fazer um leite de coco caseiro para deixar suas receitas mais saborosas e nutritivas. Veja abaixo como é simples e fácil de fazer!

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 2 cocos médios
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Para fazer o leite de coco caseiro é preciso limpar os cocos e retirar a casca (retire até mesmo aquela película marrom mais fina, que fica entre a casca e a polpa). Pique o coco e bata no processador até formar uma massa homogênea (aproximadamente 7 minutos). Coloque essa massa em um pano e esprema bem, para retirar o leite grosso.

Ferva um litro de água. Coloque o bagaço do coco em uma tigela e adicione a água fervente. Deixe de molho por 30 minutos e depois passe por um pano, espremendo bem para retirar o leite fino.

Pronto! Dessa forma você terá dois tipos de leite de coco, que poderão ser usados em suas receitas. O bagaço ainda pode ser aproveitado para fazer bolos e doces.

Substituto do Leite de Vaca

O leite de coco é um excelente substituto do leite de vaca, por ter muitos minerais presentes em sua composição, que também estão presentes no leite animal. É uma boa opção para quem tem intolerância à lactose, problema que vem aumentando bastante entre as pessoas. É também uma ótima opção para vegetarianos e veganos, que não consomem alimentos de origem animal. O leite de coco pode substituir o leite animal, trazendo muitos benefícios para o organismo.

Entre esses benefícios estão os antioxidantes. Eles combatem os radicias livres, causadores do envelhecimento precoce e de algumas doenças, como o câncer. As vitaminas C e E estão entre esses antioxidantes, que previnem o envelhecimento das células.

Como já foi dito acima, o leite de coco ainda possui a chamada de “gordura boa”, que é um tipo de gordura que faz bem para o corpo, se for consumida com moderação. Essas gorduras podem até ser antivirais e antibacterianas. Além disso, essas gorduras dão saciedade, fazendo com que consumamos menos calorias ao longo do dia. As fibras presentes no leite de coco também dão saciedade, ao contrário do leite de vaca, que não possui fibras.

coco

Aprenda a fazer leite de coco caseiro

Como Usar o Leite de Coco

Além de poder ser consumido puro, em pequenas quantidades, o leite de coco também é muito usado em receitas de bolos e doces.

A moqueca também utiliza o leite de coco como um dos principais ingredientes, apesar de muitas pessoas pensarem que o líquido só é usado em receitas doces.

Pode-se usar o leite de coco também em vitaminas e sucos, deixando-os ainda mais saborosos, cremosos e nutritivos.

 

Procure por mais bebidas e receitas


Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar