Suco de Carambola – Receita

Sobre a receita

O suco feito com a carambola é muito saboroso, além de ser ótimo para a saúde. A fruta possui muitas propriedades, atuando como um diurético natural, bem como vitaminas A, C e do complexo B, essenciais para o nosso organismo.

Algumas frutas acabam ficando esquecidas, por não ter uma comercialização muito forte. É o caso da carambola, que vemos tão pouco por aí! E é uma fruta tão saborosa e refrescante, que deveria ser mais consumida, ainda mais no Brasil, um país tropical, propício para o plantio da árvore.

Além de poder comer a carambola ao natural, ainda podemos fazer um delicioso suco, ideal para os dias quentes. Veja como é fácil e rápido de fazer!

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 2 carambolas médias
  • 1 litro de água
  • Açúcar ou mel para adoçar

Modo de Preparo

Suco de Carambola

Suco de Carambola

Para preparar o suco, o ideal é que as frutas utilizadas estejam bem maduras. O primeiro passo é lavar bem as carambolas, pois elas serão usadas com casca. Depois passe as frutas por um processador ou bata no liquidificador juntamente com a água. Caso utilize o liquidificador, passe o suco por uma peneira e depois adoce conforme a sua preferência.

Para enfeitar o copo, corte uma fatia de carambola e enfie na borda, como mostra a foto. Veja como fica bonito! A fruta tem o formato de uma estrela, quando cortada em fatias.

Propriedades da Carambola

Além de ser uma fruta muito gostosa e fazer um saboroso suco, a carambola ainda faz bem à saúde. Ela tem muitos nutrientes e vitaminas, que trazem benefícios para o corpo.

Por ser muito rica em vitamina C, a carambola pode evitar as gripes e resfriados e também fortalece o sistema imunológico. Essas propriedades podem ser aproveitadas quando se come a fruta, e também tomando seu suco.

Tanto a casca quanto a polpa, são ricas em fibras, por isso auxiliam na dieta de emagrecimento, fazendo com que o intestino funcione bem. As fibras também são capazes de diminuir o mau colesterol.

Além da  Vitamina C, a carambola ainda é rica em Vitamina A e vitaminas do grupo B, como Tiamina, Niacina, Riboflavina, Vitamina B6 e ácido fólico. Ela também contém uma série de minerais essenciais tais como Cálcio, Magnésio, Potássio, Zinco, Cobre, Fósforo e Ferro. Esses nutrientes são muito eficientes para evitar diversas doenças, dentre elas, o temido câncer. Isso acontece devido a presença de antioxidantes em sua composição. Esses antioxidantes combatem os radicais livres, evitando o aparecimento de tumores. Além disso, os antioxidantes também evitam o envelhecimento precoce, atrasando o aparecimento de rugas e manchas na pele.

Por conter alta concentração de água, a carambola é excelente na hidratação corporal. É um a ótima opção de fruta para as crianças que se recusam a beber água, especialmente nos dias quentes e secos.

Os diabéticos também podem comer a carambola sem medo, pois tem um baixo teor de açúcar. Além disso, as fibras ajudam a minimizar a difusão de açúcar através da absorção de glicose, evitando picos desnecessários e perigosos nos níveis de glicose no sangue.

Contra-Indicações da Carambola

Apesar de fazer mais bem do que mal, a fruta deve ser evitada por pessoas que sofrem com problemas nos rins. Devido à alta concentração de ácido oxálico, a carambola não deve ser ingerida por pessoas que fazem diálise ou tenham os rins comprometidos.

Procure por mais bebidas e receitas


3 Comentários em “Suco de Carambola – Receita”

  1. Fernando Margues Da Silva disse em 27/06/2012 às 14:20:

    muito bom

  2. Luciana Rocha disse em 10/09/2012 às 14:39:

    adoro caranbola

  3. Edgar Luiz Souza disse em 24/05/2013 às 21:42:

    Este suco é eficaz no combate ao colesterol e tricliceridios?

Deixe seu comentário

Feed de Suco

Receitas em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas bebidas!

Fechar